Workshop em Biosegurança

CURSO DE BIOSSEGURANÇA EM MICROPIGMENTAÇÃO E TATUAGEM EM MANAUS, AMAZONAS

O Instituto DNA da Beleza é um centro de ensino, saúde estética e beleza, que realiza o Curso de Biossegurança em Micropigmentação e Tatuagem, em Manaus, Amazonas. Para quem entende que Beleza está ligada diretamente com o bem-estar e este com a saúde, inserir tais atitudes no ambiente de trabalho é contribuir também pela credibilidade na atuação da esteticista ou do profissional de beleza. A fundamental assepsia e antissepsia das mãos, a lavagem com sabonete líquido antes e depois de cada procedimento, antes de colocar luvas e após retirá-las e, o uso de anti-sépticos que destroem as bactérias e, que inclusive várias empresas de cosméticos na área de estética possuem, com ativos hidratantes que higienizam e não deixam as mãos ressecadas e deve-se atentar aos seguintes itens: Limpeza – Remoção física das sujidades (água, sabão ou detergente). Desinfecção – Destruição total dos microorganismos em sua forma vegetativa (quartenário de amônia, cloro ativo, álcool). Esterilização – destruição de todas as formas de vida microbiana – agentes físicos e químicos.

A PIGMENTAÇÃO E TATUAGENS NA PELE SÃO NORMATIZADAS PELA ANVISA

A pigmentação e tatuagens realizadas na pele, são normatizadas pela Resolução RDC nº 55/08 da Anvisa, que estabelece normas para comercialização no Brasil de tintas usada em pigmentação artificial da pele. Somente pode ser utilizada a tinta para tatuagem que possuir registro válido na Anvisa. Em 2009, a Anvisa lançou o manual de “Referência Técnica para o Funcionamento dos Serviços de Tatuagem e Piercing”. Ele traz recomendações que, se adotadas, irão ajudar ao cidadão a ter mais confiança no estabelecimento e nos procedimentos realizados.

BIOSSEGURANÇA OBJETIVA REDUZIR, ELIMINAR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO

O Curso de Biossegurança objetiva reduzir, eliminar o risco de contaminação das pessoas trabalham com micropigmentação e tatuagem. É um procedimento que provoca rompimento das barreiras naturais ou penetram cavidades do organismo, que de acordo com Anvisa, é considerado invasivo, podendo ocasionar a contaminação cruzada.Termo utilizado para referir-se à transferência de microrganismos de uma pessoa (ou objeto) para outra pessoa, resultando em uma infecção. Podemos nos contaminar em contato direto com outra pessoa e de maneira indireta através de instrumentais que não tiveram o devido cuidado de esterilização e desinfecção. Por exemplo: se o profissional não dispor o pigmento em utensílio descartável (batoque) e mergulhar a agulha do procedimento diretamente no tubo de tinta, toda a tinta estará contaminada. Portadores de doenças que possam oferecer risco à saúde individual ou à saúde coletiva (como por exemplo: hemofílicos, epilépticos, portadores de hepatite, tuberculose ou outras doenças infectocontagiosas) devem apresentar ao tatuador liberação médica. A vigilância sanitária local deve ser consultada em caso de dúvidas com relação ao serviço prestado pelos estúdios. São estes órgãos que têm a reponsabilidade de checar as condições do serviço. Verifique as condições de limpeza, higienização, conservação geral e privacidade da clínica ou do estúdio de tatuagem, antes de solicitar a prestação destes serviços.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Leis de Biossegurança no Brasil.
- Gerenciamento de Resíduos sólidos de saúde.
- Doenças infectocontagiosas emergentes e reemergentes.
- Microbiologia e Imunologia.
- Classificação de Biossegurança dos Níveis de Biossegurança.
- Classes de riscos.
- Método de esterilização, desinfecção, assepsia e antissepsia.
- Ficha de avaliação.

DATA: MATRÍCULAS ABERTAS

HORÁRIO: A DEFINIR

CH: 03 HORAS.

PROFESSORA


Marinês Rodrigues Bulbol

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1998), Especialização em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (1998), Mestrado em Biotecnologia Molecular pela Universidade de São Paulo - USP/ SP(2004). Atualmente é Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo - USP/SP e pesquisadora e diretora científica do Centro de Biotecnologia e Diagnóstico Ltda. Tem experiência nas áreas de Microbiologia ambiental, Biossegurança e Biologia molecular com ênfase em Diagnóstico e Identificação Humana; Especialização em auditoria ambiental(2010). Especialista em Estética e cosmetologia; Especialista em Procedimentos Estéticos em Pré e Pós Operatório; Pós Graduanda em Tricologia Cósmética e Terapia Capilar; Cursou Academia de corte SACO(Inglaterra); Expertice em maquiagem e penteados avançados.

Ficou Interessado?


Entre em contato com nossa equipe e faça sua matrícula.